Fotoidentificação
http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/baleia_jubarte.htm
Freqüentemente, ao mergulhar, as baleias jubarte adultas expõem a face inferior da cauda. Nesta região do corpo das jubartes, pode ser observado um padrão de manchas brancas e pretas típicas da espécie. O padrão de manchas e marcas da cauda, quando fotografado, permite aos pesquisadores identificar individualmente as baleias, como se a cauda fosse uma verdadeira “impressão digital” de cada animal. Esta técnica recebe o nome de fotoidentificação
Através da fotografia destes padrões de manchas é possível catalogar as baleias de cada região. Milhares de baleias jubarte, desde os anos 70, foram identificadas em todos os oceanos. O acompanhamento das baleias individualmente ao longo de alguns anos permite compreender seu comportamento, relações sociais e história de vida. O histórico de avistagem de fêmeas específicas fornece informações sobre as taxas reprodutivas, do mesmo modo que, alguns indivíduos vistos em diferentes regiões, separadas por muitos quilômetros, possibilitam o esclarecimento sobre seus movimentos e migração.
Em Abrolhos,Bahia, o trabalho de fotoidentificação do Projeto Baleia Jubarte já permitiu a catalogação de mais de 500 indivíduos, muitos dos quais foram avistados em várias ocasiões ao longo de 9 anos.
0 comentários:
Postar um comentário